Colaboração do Ir.´. Caio R. Reis
A respeito desse
assunto , há dois livros ótimos : ''Deus é matemático ? ''e ''A Razão Áurea'',
de Mario Livio. Todos nós já ouvimos falar em número Pi. É o irracional mais
famoso da história, com o qual se representa a razão constante entre o perímetro
de qualquer circunferência e o seu diâmetro. Equivale a
3,141592653589793238462643383279502884197169399375... e é conhecido vulgarmente
como 3,1416.
Não confundir
com o número Phi que corresponde a 1,618. O número Phi (letra grega que se
pronuncia "fi") apesar de não ser tão conhecido, tem um significado muito mais
interessante. Durante anos o homem procurou a beleza perfeita, a proporção
ideal.
Os gregos
criaram então o retângulo de ouro. Era um retângulo, do qual extraiu-se uma
proporção: o lado maior dividido pelo lado menor. E a partir dessa proporção
tudo era construído. Assim eles fizeram o Parthenon: a proporção nos retângulos
que formam a face central e a lateral; a profundidade dividida pelo comprimento
ou altura; tudo seguia uma proporção ideal de 1,618.
Os Egípcios
fizeram o mesmo com as pirâmides: cada pedra era 1,618 menor do que a pedra de
baixo, ou seja, a de baixo era 1,618 maior que a de cima, que era 1,618 maior
que a da 3ª fileira e assim por diante .
Durante
milênios, a arquitetura clássica grega prevaleceu. O retângulo de ouro era
padrão. Mas, depois de muito tempo veio a construção gótica com formas
arredondadas, que não utilizavam o retângulo de ouro grego.
No ano 1200,
contudo, Leonardo Fibonacci um matemático que estudava o crescimento das
populações de coelhos, criou aquela que é provavelmente a mais famosa seqüência
matemática, a Série Fibonacci. A partir de 2 coelhos, Fibonacci foi contando
como eles aumentavam. A partir da reprodução de várias gerações chegou a uma
seqüência onde um número é igual a soma dos dois números anteriores: 1 2 3 5 8
13 21 34 55 89 ...
1+1=2
2+1=3
3+2=5
5+3=8
8+5=13
13+8=21
21+13...e assim por diante.
2+1=3
3+2=5
5+3=8
8+5=13
13+8=21
21+13...e assim por diante.
Aí entra a 1ª
"coincidência": a proporção de crescimento média da série é... 1,618 (o número
Phi). Os números variam, um pouco acima às vezes, em outras um pouco abaixo, mas
a média é 1,618 - exatamente a proporção das pirâmides do Egito e do retângulo
de ouro dos gregos. Então, essa descoberta de Fibonacci abriu uma nova idéia de
tal proporção, a ponto de os cientistas começaram a estudar a natureza em termos
matemáticos e começaram a descobrir coisas fantásticas.
Por
exemplo:
- A proporção de
abelhas fêmeas em comparação com abelhas machos numa colméia é de 1,618;
- A proporção que aumenta o tamanho das espirais de um caracol é de 1,618;
- A proporção em que aumenta o diâmetro das espirais sementes de um girassol é de 1,618;
- A proporção em que se diminuem as folhas de uma árvore à medida que subimos de altura é de 1,618.
- A proporção que aumenta o tamanho das espirais de um caracol é de 1,618;
- A proporção em que aumenta o diâmetro das espirais sementes de um girassol é de 1,618;
- A proporção em que se diminuem as folhas de uma árvore à medida que subimos de altura é de 1,618.
E não só na
Terra se encontra tal proporção. Nas galáxias, as estrelas se distribuem em
torno de um astro principal numa espiral obedecendo à proporção de 1,618. Por
isso, o número Phi ficou conhecido como A DIVINA PROPORÇÃO.
Por que os
historiadores religiosos descrevem que foi a beleza perfeita que Deus teria
escolhido para fazer o mundo? Por volta de 1500, com o retorno do Renascentismo,
a cultura clássica voltou à moda. Michelangelo e, principalmente Leonardo da
Vinci, grandes amantes da cultura pagã, colocaram esta proporção natural em suas
obras. Mas Da Vinci foi ainda mais longe: ele, como cientista, usava cadáveres
para medir as proporções do corpo humano e descobriu que nenhuma outra coisa
obedece tanto a DIVINA PROPORÇÃO do que o corpo humano... obra prima de
Deus.
Por
exemplo:
- Meça sua
altura e depois divida pela altura do seu umbigo até o chão: o resultado é
1,618.
- Meça seu braço inteiro e depois divida pelo tamanho do seu cotovelo até o dedo: o resultado é 1,618.
- Meça seus dedos, ele inteiro dividido pela distância da dobra central até a ponta ou da dobra central até a ponta dividido pela segunda dobra: o resultado é 1,618;
- Meça sua perna inteira e divida pelo tamanho do seu joelho até o chão. O resultado é 1,618;
- A altura do seu crânio dividido pelo distância da sua mandíbula até o alto da cabeça dá 1,618;
- Da sua cintura até a cabeça e depois só o tórax: o resultado é 1,618.
- Meça seu braço inteiro e depois divida pelo tamanho do seu cotovelo até o dedo: o resultado é 1,618.
- Meça seus dedos, ele inteiro dividido pela distância da dobra central até a ponta ou da dobra central até a ponta dividido pela segunda dobra: o resultado é 1,618;
- Meça sua perna inteira e divida pelo tamanho do seu joelho até o chão. O resultado é 1,618;
- A altura do seu crânio dividido pelo distância da sua mandíbula até o alto da cabeça dá 1,618;
- Da sua cintura até a cabeça e depois só o tórax: o resultado é 1,618.
Considere sempre
erros de medida da régua ou fita métrica, que não são instrumentos precisos de
medição.
Tudo, cada osso do corpo
humano, é regido pela Divina Proporção. Coelhos, abelhas, caramujos,
constelações, girassóis, árvores, arte e o homem, coisas teoricamente
diferentes, são todas ligadas numa proporção em
comum.
Até hoje essa é
considerada a mais perfeita das proporções. Não por acaso é usada, hoje, pelos
"inteligentes" no nosso dia-a-dia: meça seu cartão de crédito, largura / altura,
seu livro, seu jornal, uma foto revelada. Lembre-se de considerar sempre
possiveis erros de medida da régua ou fita métrica.
Encontramos
ainda o número Phi em famosas sinfonias como a 9ª de Beethoven, e em outras
diversas obras.
Então...isso
tudo seria uma mera coincidência?
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