O TEMPLO MAÇÔNICO

O TEMPLO MAÇÔNICO

EGRÉGORA



Autor: Ir.´. Julio Cesar Santos




“A força ou energia que existe em toda matéria, e que torna a matéria ativa ou faz existir”.

Egrégora. Do grego “Egregoroi”, que designa o somatório de energias físicas, emocionais e mentais de duas ou mais pessoas quando se reúnem com qualquer finalidade.
As Egrégoras são esferas (Concentrações) de energias comuns. Quando varias pessoas tem um mesmo objetivo comum, sua energia se agrupa e se arranja numa Egrégora. Este é um conceito Místico-Filosófico com vínculos muito próximos á teoria das Formas-Pensamento, aonde todo o pensamento e energia gerada têm existência, podendo circular livremente pelo Cosmo.
Também encontramos muitos conceitos, porém parecidos, em livros e nas ferramentas virtuais que podemos considerar de bom conteúdo, como por exemplo, a que encontramos na página na página da Wikipédia que diz:
(...) “Egrégora é como se denomina a força espiritual criada a partir da soma das energias coletivas (mentais, emocionais) fruto da congregação de duas ou mais pessoas. O termo pode também ser descrito como sendo um campo de energias extras físicas criadas no plano astral a partir da energia emitida por um grupo de pessoas através dos seus padrões vibracionais”. 
Vemos então que qualquer tipo de congregação encontrando-se seus membros com objetivos comuns são capazes de formatar ambientes puros e energizados pelo poder transcendente, conseguindo alcançar vibrações na busca de paz, harmonia e verdadeiras curas físicas, uma verdade que hoje é aceita cientificamente por várias áreas do conhecimento cientifico.

A EGRÉGORA MAÇÔNICA
Na Maçonaria, alguns autores afirmam que a egrégora em loja maçônica existe desde a fundação em 1717, porém não foi encontrado nem dado mais concreto para poder citar aqui.
Como citado no trabalho do Ir.’. Ivan Luiz Soares no trabalho no Blog Arte Real de 18 de dezembro de 2011, quando passamos pela iniciação da Maçonaria, fazemos parte um corpo que unidos por todos os irmãos nos tornamos um corpo único, buscamos conhecer a nós mesmos, tornando-nos mais amáveis e serenos com a certeza de que estamos permanentemente buscando entrar em
sintonia com a força fluídica do Grande Arquiteto do Universo, que deve ser o nosso querer constante sem que seja uma obrigação.
Esta Egrégora Maçônica segundo o Ir.’. Rizzardo da Camino em seu Livro “A corrente da Fraternidade”, “Surge com a abertura do Livro Sagrado e eclipsa-se, quando ele é fechado”, já para um grupo de IIr.’. Obreiros de Irajá, disponibilizado através do site (www.obreirosdeiraja.com.br/egregora-maçonica/), em uma peça de arquitetura sob o titulo “A Egrégora Maçonica”, deixaram registrado que:” O maçom deve eliminar ainda no átrio, todos os pensamentos inapropriados para o culto maçônico. (...) No exato momento em que o irmão Orador termia a leitura em voz alta, do trecho do livro sagrado, a egrégora forma-se brotando do altar como Tênue fio espiritual para adquirir corpo etéreo com as características humanas”.
Somos individualmente responsáveis por nossa preparação para que em cada sessão e juntos aos demais irmãos possamos formar a agradável fraternidade energética maçônica ou a chamada Egrégora Maçônica, quando entramos em sintonia com a energia fluídica cósmica do Grande Arquiteto do Universo, gerando a beleza de nosso efetivo encontro conjunto espiritual, onde tudo podemos em prol daqueles que mais ne
Para alcançarmos uma Egrégora efetiva, nos nossos trabalhos Maçônicos, bem como em qualquer outra reunião, seja familiar, religiosa ou profissional temos que ficar unidos, ligados, focados e concentrados de forma que apenas uma voz principal atue por vez, e todos com um objetivo em comum criando assim uma energia concentrada. 
A Egrégora não tem seu criador ou dono, então não está sujeito a supervisão de um ser ou algo imaterial, portanto se algum irmão atrapalhar a sua integridade, ela apenas se dissipar.
Assim, o poder de nossa alma (espírito maçônico) funciona como uma grande arma de amor, sua força conjunta quando formando nossa Egrégora é efetivamente imensa, por este motivo a necessidade de estarmos sempre bem preparados para nossos encontros semanais em Loja, pois como dizem muitos estudiosos, nossas almas aproximadas pelos mesmos objetivos contêm partículas de poder atômico. Após libertar-se da contaminação material, a alma atômica talvez prefira continuar como centelha espiritual nos raios refulgentes da Suprema Personalidade de Deus, mas as almas inteligentes ingressam nos planetas espirituais para associar-se com a Personalidade de Deus.
Como tudo tem duas vertentes, encontrei um belíssimo trabalho da data 14/10/2015 no Blog “ O Malhete” do Ir.’. Paulo Roberto Marinho em que o mesmo num trecho cita que não encontrou nada de concreto em seus estudos em livros e escrituras maçônicas. 
“Para minha grande surpresa, não encontrei absolutamente nada que explicasse as tais das egrégoras. Não satisfeito direcionei minhas investigações para Livros Sagrados: a Bíblia Sagrada em suas versões Presbiteriana, Pentecostal, Católica Pastoral; o Bhagavad-Gita e Alcorão em suas versões em português... Nada, ... Nada, ... Nada. Daquele dia em diante calei-me em respeito à crença de meus Irmãos de votos e defensores da existência das chamadas “egrégoras”.
Hoje, os absurdos que vejo aumentar a cada dia que passa, com Maçons em tentativas de transformar a Maçonaria em uma instituição ocultista, enxertando na ritualística práticas supersticiosas, fazem-me, em defesa da Ordem e da razão, um crítico obstinado que não transige com superstições e não entrega seu destino, sua vontade e sua fé a inventados fantasmas; crenças em entidades que são rejeitadas, inclusive, pelas nossas tradicionais e respeitadas instituições Cristãs.”
Minha opinião e conclusão final é que se realmente existe ou não uma egrégora em nossas reuniões maçônicas, eu não sei dizer, única coisa que sei é que existe uma energia muito positiva e que saímos com as baterias recarregadas quando finalizamos nossos trabalhos em loja!

“Que assim seja”


Um comentário:

  1. É bem oportuno levantar esse termo para debates !

    Egrégora tem sido citado em Loja Maçônicas, por vezes, até inadequadamente. Na imprensa de cunho Maçônico muitos Irmãos têm apresentado peças de arquitetura abordando o tema. Cada um direciona o entendimento conforme entende e pela sua ótica de conhecimento. Tem até quem alega a inexistência do termo e, também, quem o substitui com a palavra "ambiência ".

    O Irmão Antônio Di Prófio (1928-2014) fervoroso católico, num trecho em seu livro O OLHO GORDO, cita:

    "A Consagração, através de um Cerimonial Litúrgico, celebrado por um iniciado, transforma a pessoa ou o objeto em algo consagrado formando também as egrégoras pela força mental de celebrante e de todas as pessoas, também iniciadas, que estão participando da cerimônia.

    Essas egrégoras, entidades do astral, do mundo invisível, espíritos elementais, essas formas de pensamentos positivas porque benéficas, terão uma vida em função do motivo pelo qual foram criadas. Elas combaterão as formas pensamentos maléficas, as larvas e todos os elementais contrários àquela consagração.

    As egrégoras são encontradas em todas as igrejas, templos consagrados, santuários e em todos os ambientes em que se encontram os iniciados, sejam eles sacerdotes da grandes religiões do Ocidente (Hebraica, Católica, Islâmica) e nos templos das irmandades herméticas, como a Maçonaria.|"

    Um bom tema para ser levado ao GEMVI - Grupo de Estudos Maçônicos Verdadeiros Irmãos !

    E. Figueiredo


    ResponderExcluir