O TEMPLO MAÇÔNICO

O TEMPLO MAÇÔNICO

CONSIDERAÇÕES A UM NEÓFITO

Autor: Dilson C. A. Azevedo (*)

(Recém Iniciado)


PARABÉNS, IRMÃO!

Seja bem-vindo à uma das mais antigas fraternidades iniciáticas do mundo, a qual esteve sempre, discretamente, presente nos importantes momentos históricos da Humanidade e permanentemente, ajudando a sociedade ter evolução positiva. Isso tem sido uma tarefa árdua, pois as forças involutivas tentam, a todo custo, e com diversas “armas”, impedir qualquer progresso contra a mediocridade reinante, e o panorama sombrio da conduta humana no Mundo.

Saiba, porém, que o seu maior inimigo poderá ser você mesmo, caso não se empenhe ou deixe de incorporar os altos valores que a nossa Ordem defende.

Agora, sobre sua pessoa, repousam a honra e a responsabilidade da Maçonaria definida, classificamente, como “Corpo institucional de busca permanente da verdade e sistema de moralidade ilustrado por símbolos e velado por alegorias.”

Lembre-se sempre, em sua participação, do que falou Confúcio (551-479 a.C) filósofo chinês:

“Para onde quer que vá, vá de todo coração!”

As orientações a seguir destinam-se a tornar seu caminho iniciático mais fácil e prazeroso em busca da verdade, de sua origem, de quem você é e para onde está indo.

ENTRADA E CONDUTA NO TEMPLO MAÇÔNICO


O Aprendiz, mantendo uma reverência profunda, deixando de lado problemas do mundo profano, ingressa no Templo em primeiro lugar e coloca-se no Ocidente, na Coluna do Norte, região à esquerda da porta de entrada, onde permanecerá em silêncio, sentado com a coluna vertebral ereta, mãos sobre os joelhos, pés descruzados. Falará apenas quando a fala lhe for permitida, batendo palmas, ficando de pé e à Ordem, cumprimentando a seguir as autoridades e participantes da Sessão Maçônica.

Ao falar deve respeitar o tempo regimental, não comentar tema fora da etapa em que se encontra, não abordar política e religião, não realizar pronunciamentos enfadonhos nem muito longos e prolixos; não demonstrar postura de superioridade e lembrar-se que o Templo é local sagrado e simbólico.

Ocorrendo algo que o impeça de continuar participando da cerimônia, proceder da seguinte forma:

Pedir permissão ao Vigilante da sua coluna para poder ausentar-se, depositar o óbolo no Tronco de Solidariedade, prestar juramento de sigilo, entre as colunas J e B. Ter sempre presente em sua participação a tríade ”Ver, Ouvir e Calar!”.

(*) Dilson C.A. Azevedo é fundador e presidente do
 GEMVI – Grupo de Estudos Maçônicos Verdadeiros Irmãos.


Um comentário: