O TEMPLO MAÇÔNICO

O TEMPLO MAÇÔNICO

PIRRONISMO: FICAR EM CIMA DO MURO !

Newton Terceiro(*)

Já estamos vivenciando tempo de eleição para Grão Mestre!  Queiram ou não, é um tempo difícil onde a ética e valores morais são testados junto ao povo Maçônico da Potência.

A todo Maçom votante chegarão as promessas, acusações, previsões que, normalmente, preenchem as campanhas eleitorais.  Choverão malas-diretas, tanto postal como via Internet.  As Lojas receberão as visitas dos candidatos que derramarão as ladainhas de sempre.  O eleitor, que sabe como foi no passado, com candidatos eleitos que agiram , depois de empossados, contrariamente, às promessas, não sabe o que fazer.  Em quem acreditar ?  Como saber quem diz a verdade ?  Quem é, realmente, sincero ?  Muitos acabam negligenciando e votam por votar.

Onde está a nossa força ?  Onde está a nossa Luta ?  Nossos desejos de uma Potência progressista e atuante, sem mazelas ?  Não queremos uma Potência com futuro digno que precisa vir à tona ?  Por que nos acomodamos e não arregaçamos as mangas ? Por que somos apáticos e deixamos acontecer ?  Como descobrir a força que há em nós ?  Matematicamente, o povo Maçônico é maioria, perante as chapas candidatas.  O que nos impede para que se coloque quem realmente tem o potencial necessário e à altura para a tão importante função ?  Sempre que ficamos quietos estamos apoiando alguém, e, na maioria das vezes, aqueles que intimamente, não concordamos é que acabam conquistando o cargo maior.

Não obstante, a parte pior, que vem acontecendo em todas as eleições da nossa Potência, é o PIRRONISMO !

Durante o IV Século a.C um importante grupo de filósofos pregavam, e eram imbuídos, da Escola de Pirro. (Pirro de Élis – 360 a 270 a.C).  Tais sábios, perante a impossibilidade de conhecer a verdade, ou de decidir entre os argumentos contraditórios, suspendiam a decisão, à espera de que  alguma evidência surgisse em favor de um ou de outro, o quê, eles mesmos, achavam impossível acontecer.  Atualmente, quando deparamos com uma situação assim, dizemos que é “ficar em cima do muro”.  E sempre há um pragmático pirronismo durante as eleições na nossa Potência.

Alguns pseudo-lideres, sempre com algum interesse em posições de relevo na futura administração da nossa Potência, procuram infiltrar-se nos grupos de cada candidato mostrando-se simpáticos, mas sem um compromisso formal, pois, se ele optar por um candidato, não terá a chance de obter o que quer com o possível outro ganhador.  Esses elementos têm sido a praga nas administrações da nossa Potência !  Mudam os Grãos Mestres, mas essas figurinhas carimbadas sempre estão lá !  E sabemos quão pernicioso isso tem sido.  E é só ficando em cima do muro, durante a campanha, que terão chances de serem chamados e infiltrarem-se na nova administração.  PIRRONISMO !

E ainda tem os nanicos !  A exemplo das eleições para Prefeito, Governador e Presidente, têm aqueles que se candidatam sabendo, de antemão, que não tem chance nenhuma de vencer, mas que o fazem para negociar apoio visando futuros favores. 

O resultado, que se tem obtido com tudo isso, são as mazelas e o nome denegrido da Potência, uma coisa que temos de impedir que continue !  Precisamos deixar de ser simples atores, de nossas próprias ações, e agir como autores, mostrando que mesmo sendo árdua, a luta por dias melhores, da nossa Potência, vale a pena ! 

(*) Newton Terceiro: Mação por opção!                                                                                                  20.02.2010

2 comentários:

  1. Caro Ir. Newton,

    Saudações.

    A postura que trata a sua matéria é realmente extremamente perniciosa pois mantém uma perspectiva individualista onde não se busca servir a instituição e, sim, ser por ela servido.

    É uma tática dissimulada daqueles que sómente desejam usufruir das honrarias e benefícios decorrentes dos cargos.

    Entretanto, nada de encargos! Dedicar tempo para o benefício comum~não faz parte dos planos.

    Pior ainda, deixar trabalhar que tem vontade, capacidade e disposição, nem pensar, visto que nenhuma "sombra" deve ser colocada sobre a "luz" que tais individuos "naturalmente produzem com a sua constante simpatia e aquiescência" para com os projetos dos seus "patronos".

    De outro lado, os tais "patronos" ficam encantados com a sua própria "luz e sabedoria" que são decantadas em prosa e verso pelos tais Pirronistas...

    Realmente, este parece ser um terrível ciclo vicioso que precisamos tentar interromper.

    Cordial e fraterno abraço.

    ResponderExcluir
  2. Tem razão o Ir.'. Kleber quando fala principalmente "de uma tática dissimulada daqueles que somente desejam usufruir das honrarias e benefícios decorrentes do cargo".
    Nós já vimos esses episódios se repetirem várias vezes e temos que alertar os mestres mais novos da nossa Ordem para que tais situações nunca mais voltem a se repetir.
    É votando com convicção e certeza que juntos poderemos reverter este estado de coisas que tem assombrado a nossa Instituição nos últimos anos.

    Fraternalmente,
    Ir.'. Caio R. Reis

    ResponderExcluir