O TEMPLO MAÇÔNICO

O TEMPLO MAÇÔNICO

A CIÊNCIA MISTERIOSA DOS GRANDES CONSTRUTORES

 Autor: Ir.´. Roberto De Grandis


A Pedra Filosofal

            Os antigos egípcios acreditavam na existência ou possível criação da Pedra Filosofal pela alquimia a qual daria ao seu detentor o poder da vida eterna, de transformar qualquer metal em ouro ou mesmo obter o conhecimento máximo, a chamada elevação da consciência.

 

            Alguns historiadores a relacionam também à lenda do Santo Graal e outros na simples, mas poderosíssima transcrição dos ensinamentos recebidos por Adão vindas do G\ A\ D\ U\. Estes ensinamentos seriam, segundo São Tomás de Aquino, os ensinamentos da Lei Natural, baseada na razão para a criação da humanidade.

 

            Acreditava-se então que os grandes construtores haviam escondido tal segredo dentro da (s) Grandes Pirâmides do Egito. 

            Em virtude desta crença, muito se estudou e muito se procurou e a grande pirâmide quase foi destruída por isso, mas felizmente, após oito meses, a busca foi suspensa.

A Grande pirâmide de Quéops

 


            Em seu livro La Science Mystérieuse des Pharaons, ABADE Moreux sugere que as pirâmides não deveriam ser consideradas túmulos e sim instrumentos astronômicos e esotéricos guardiãs de muitos segredos.


 

            Moreux fez algo único: estudou os monumentos egípcios antigos de um ponto de vista estritamente científico. Depois, comparou os resultados com a Teologia e a História Sagrada Católica.

 

 

“Na hora atual, ninguém contesta que é do lado do Egito que é preciso procurar, gravados em pedra, os testemunhos mais longínquos de um pensamento escrito” - ABADE Moreux

 

            A Grande Pirâmide é a única que tem seus quatro lados alinhados com os pontos cardinais com precisão ímpar (menos de 5 graus), fato que ainda hoje é de grande dificuldade de se realizar. Até a construção de muitos observatórios tem precisão inferior. Isto indica o extremo avanço em astronomia e construção dos mestres construtores egípcios.

 

            Outro ponto bastante curioso é o fato das pirâmides indicarem um Meridiano ideal. Este meridiano seria o que atravessaria mais continentes e que curiosamente dividiria o planeta em duas metades habitáveis (terra seca) praticamente iguais.

 



 

            Pode-se ainda associar a sua altura ao cálculo de distância entre a Terra e o Sol e até mesmo encontrar o valor da constante p com suas medidas: Exemplo: multiplique a largura por 2, e divida pela altura 146,6, obterá o número 3,14297… o famoso PI;

 

            Muitas outras curiosidades podem ser relacionadas a sua construção e seus significados.



 

            As três pirâmides construídas (Menkaure, Khafre e Khufu) encontram-se alinhadas de forma precisa com  as 3 estrelas mais conhecidas, as 3 Marias ou 3 Reis Magos,  da Constelação de Orion que tem ao todo 81 estrelas. Isto com um desvio irrisório. Orion, representada em nossa Abóboda Celeste simboliza os aprendizes.

 

 

 

            Após todos estes argumentos glorificando à construção destes fabulosos templos, não seria plausível considerar que foram construídas com um propósito maior?

 

            O que dizer sobre as outras construções piramidais do mundo, algumas construídas a milhares de quilômetros de distância do Egito. Pode-se citar: Maias, Incas, Astecas e ainda na China e Camboja.

           



 

            Se encontrássemos "dentro" das Pirâmides as ditas inscrições que guardam os segredos que o G\ A\ D\ U\ confiou a Adão, quais seriam as consequências hoje?

 

            Abade Moreux, em seu livro sobre as pirâmides, compara as teorias da evolução propostas e expõe que se fosse verdade que o homem é oriundo dos macacos, os antigos povos deveriam ser menos civilizados e assim sendo, como seria possível a existência de povos antigos extremamente inteligentes e com conhecimentos que hoje em dia dependeriam de muito dinheiro em desenvolvimento e pesquisa?

 

            Segundo a Suma Teológica de São Tomás de Aquino, o primeiro homem, Adão homem perfeito e acabado, o qual o G\ A\ D\ U\lhe confiou a ciência de todas as coisas que os homens deviam conhecer para popular a Terra. Adão teria sido o homem que melhor conheceu a natureza, ordem do Universo e seus segredos.

            Esta teoria é considerada por muitos contraditória e não racional, visto que ele não poderia ter sido criado perfeito, pois isso iria contrariar a justiça Divina que criou todos os demais imperfeitos, e também nem Adão e nem ninguém teriam tempo, numa única existência, de conquistar a perfeição.... existem simplesmente mais coisas para se aprender do que permite o tempo de uma única vida terrena.

 

            Segundo esta teoria, Adão seria o protetor da Doutrina Sagrada que conforme à revelação divina, além das filosóficas que são pesquisadas pela razão humana.

 

Porque, primeiramente, o homem é por Deus ordenado a um fim que lhe excede a compreensão racional, segundo a Escritura (Is 64, 4).

           

            Continuando com a Suma Teológica de São Tomás de Aquino, Se define que a doutrina sagrada é ciência. Porém, cumpre saber que há dois gêneros de ciências. Uma parte de princípios conhecidos à luz natural do intelecto, como a aritmética, a geometria e semelhantes. Outras provém de princípios conhecidos por ciência superior; como a perspectiva, de princípios explicados na geometria, e a música, de princípios aritméticos.

 

             Surge então a questão: Por que houve a decadência das civilizações antigas se eram providas de saber e razão? Uma razão provável é que na medida em que passava o tempo, os conhecimentos se perdiam, ou se corrompiam colaborando com o surgimento da Superstição, dos vícios e das paixões... Ainda, sabendo que a tendência do conhecimento é aumentar e se acumular, como ocorre atualmente. Que fenômeno estranho promoveu a perda do conhecimento adquirido anteriormente?

 

Conclusão:

            Mesmo com a decadência das grandes civilizações antigas, perda de conhecimento e até mesmo sem saber (ainda) a real intenção da construção das pirâmides, poderemos SEMPRE trabalhar nosso templo interior (talvez nossas pirâmides com os segredos do G\ A\ D\ U\), nos guiando pela razão (ensinadas pelas alegorias e símbolos de nossa fraternidade  à séculos).

Então:

- Leve sempre consigo Amizade, paz e votos de prosperidade

- Levante seu templo interior à virtude e cave masmorra ao vício.

- Vença suas paixões, submeta sua vontade e faça novos progressos na Maçonaria, estreitando assim os laços de fraternidade que nos unem como verdadeiros Irmãos.

            E assim não deixemos que o esquecimento e as sombras nos prive das Leis Naturais e da Razão.

           

Que o G\ A\ D\ U\ a todos ilumine e guarde.

 

Fraternalmente,

 

 
Ir\Roberto De Grandis A\M\

 

 

Bibliografia:

- Trolhamento

https://academiamaconica.webnode.com.br/

- Suma Teológica de Santo Tomás de Aquino

https://sumateologica.files.wordpress.com/2017/04/suma-teolc3b3gica.pdf

- Lei natural e realização humana em Santo Tomás de Aquino1

Revista Brasileira de Estudos Políticos | Belo Horizonte | n. 114 | pp. 105-127 | jan./jun. 2017

- As Revelações de Quéops

https://cienciaconfirmaigreja.blogspot.com/

- A Ciência Misteriosa dos Faraós

https://lepanto.com.br/


Nenhum comentário:

Postar um comentário