O TEMPLO MAÇÔNICO

O TEMPLO MAÇÔNICO

MAÇONARIA E INSTRUMENTOS PARA A VIDA





Autor: Ir.´. Elso Rodrigues

Os instrumentos são: A RÉGUA DE 24 POLEGADAS, O MAÇO e o CINZEL

A RÉGUA DE 24 POLEGADAS;

          Aprendi com ela que os maçons do passado alem de medir e delinear seus trabalhos eles também mediam o tempo e o esforço que fariam para aquele trabalho.
          Também aprendi que com ela medimos o tempo (o dia) em 24 horas, assim, deve de certa forma dividi-las em partes iguais:         Horas dedicadas ao seu trabalho; Tempo para as suas reflexões e o necessário descanso, e, as outras horas servindo a Deus e a quem precisar.
          Sua retidão nos mostra (ou significa) também, quanto reta deverá ser a vida de um A.'. M.'. nestas 24 horas do dia.


O MAÇO E O CINZEL;

          Falarei sobre os dois juntos, pois assim consigo ser mais claro talvez sobre meus entendimentos e pesquisas.

O Maço, intrumento do trabalho, da força material e que nenhuma obra poderá ser acabada sem ele. O Maço figura o pensamento lógico e sem ele não existe raciocínio e nem se pode conhecer os ensinamentos.
          O Cinzel, símbolo da escultura e da arquitetura. O Cinzel é a imagem dos argumentos da palavra, da sabedoria e discernimento.
          O Maço e o Cinzel representam a intelegência e a razão que tornam o homem capaz de conhecer e separar o Bem do Mal, o justo do injusto. O Maço é instrumento importante e fundamental par o término de qualquer obra. Lembra que habilidade sem empregar a razão, é de pouco valor, e que, trabalho é a obrigação de todos os homens. Se minha mão não estiver pronta a executar o trabalho, não adiantará o coração conceber e a mente projetar. O Cinzel em minhas mãos serve para dar forma e regularidade à P.´. B.´., nos ensina que a Educação e a Perseverança são peças fundamentais para chegarmos à Perfeição. Em permanente prática e com muito esforço consegue-se atingir o objetivo, adquirindo o hábito da Virtude, Purificação da alma e Iluminação de nossa Inteligência.

          E para finalizar, com a Régua de 24 polegadas, com o Maço e o Cinzel, em mãos tenho certeza que irei saber gerenciar melhor minhas 24 horas do dia, de vencer os obstáculos ao longo de minha vida não mais com a força bruta, mas com inteligência, obediência e sabedoria, construindo de maneira sempre muito clara a minha evolução.

Nenhum comentário:

Postar um comentário