O TEMPLO MAÇÔNICO

O TEMPLO MAÇÔNICO

* O NOSSO ESTANDARTE


O Estandarte de uma Loja Maçônica,  representa  o seu símbolo maior, pois nele encontram-se colocadas as alegorias e frases que definem os propósitos daquela Instituição.
Assim sendo, o nosso Estandarte não  foge a regra e possui todos os símbolos e dizeres que muito bem traduzem os nossos objetivos.

O topo do nosso Estandarte possui em primeiro lugar como deve ser sempre feito pelos Maçons a respeitosa reverência ao Grande Arquiteto do Universo, e logo abaixo o nome da nossa Loja, seguido pela frase em latim: “SEMPER PARATUS ET SEMPER FIDELIS”.
Esta frase  traduz o espirito de todos os irmãos fundadores, pois resume que estaremos sempre prontos e que seremos sempre fieis para servir e honrar a Maçonaria e principalmente honrar o  significado profundo e marcante do nosso nome: “VERDADEIROS IRMÃOS”.

Ao lado do nosso Estandarte, todo ele em cor azul claro, representando a Maçonaria Simbólica, existem as duas colunas que ornamentam o Templo,  e entre elas está colocado de maneira estilizada o pavimento mosaico e mais no centro o olho que tudo vê.
Finalmente no centro de tudo as mãos entrelaçadas simbolizando o nosso carinho e nosso afeto uns para com os outros
Carinho esse que nos propomos a estender para todos os irmãos do universo pois a Loja nada mais é do que sua representação.
No alto do globo estilizado representando o pavimento mosaico, está o compasso e o esquadro entrelaçados e envolvidos por dois ramos de acácia, simbolizando a Maçonaria Universal, seus ensinamentos e sua pureza.
Por último , na parte inferior do Estandarte encontra-se a data de fundação da Loja e o nome da potência à qual estamos subordinados, GLESP.

Ir.'. Caio R. Reis M.'. M.'.

Nenhum comentário:

Postar um comentário