O TEMPLO MAÇÔNICO

O TEMPLO MAÇÔNICO

PLANO DE AÇÃO 2012 / 2013

Conforme manda o nosso Regulamento Geral, é atribuição do V.´.M.´. traçar normas para a sua gestão bem como assinar com o tesoureiro o plano orçamentário para a gestão que se inicia.
Assim sendo, escrevemos este plano de ação para estabelecer metas muito bem definidas, tanto financeiras como administrativas, para serem colocadas em prática durante a gestão 2012/2013.
Após a leitura do mesmo, abriremos a palavra para que os irmãos do quadro possam se manifestar.
 
  1. Das Finanças

Analisando as finanças da Loja, encontramos que as mesmas gozam de boa saúde, não havendo até a presente data motivos para elevação das mensalidades. As despesas fixas estão sendo plenamente cobertas com os recursos que atualmente dispomos.
Somos 22 obreiros, sendo absolutamente necessário que os pagamentos sejam efetuados em dia e desta forma continuaremos honrando as nossas despesas.
Fica assim aprovado o orçamento financeiro para 2012/2013, dentro da atual receita mensal que dispomos, a qual se propõe a cobrir todas as despesas fixas e eventuais despesas variáveis.
Somente proporemos aumento nas mensalidades caso a Loja passe a se reunir semanalmente, o que está nas nossas expectativas para o futuro próximo, pois neste caso teríamos o aluguel do Templo reajustado.
Fica também estabelecido que continuaremos a cobrar dois salários mínimos nas Cerimônias de Iniciação.
Nas elevações, exaltações e filiações, será cobrado o valor de um salário mínimo para cada cerimônia.
Os jantares e qualquer outra modalidade de ágape serão repartidos entre todos os irmãos presentes na Loja independentemente de participarem ou não do evento. Ficam excluídos do rateio os convidados e visitantes.


  1. Da Secretaria

Conforme acordado anteriormente, o secretário da Loja permanece isento de pagar as mensalidades.
Esclarecemos, porém que a qualquer momento tal situação poderá ser revertida caso o irmão deseje candidatar-se a algum cargo eletivo da Loja.
Neste caso o irmão voltará de imediato a cumprir com as suas obrigações pecuniárias.

  1. Dos Utensílios, Paramentos, Estandarte etc.

Será designado um irmão do quadro como responsável por todos os pertences da Loja e caberá a ele indicar a necessidade de substituição dos mesmos.

  1. Dos Objetivos Gerais

·       É nosso objetivo, durante a gestão que se inicia aumentar o número de obreiros da Loja em mais três irmãos, sem descuidar da qualidade dos mesmos que deverão ser rigorosamente investigados antes da sua admissão.
·       Continuaremos conforme acordado anteriormente a buscar e incrementar maneiras rentáveis que contribuam para a aquisição do nosso próprio Templo.
·       As visitas a outras Lojas regulares, para os Aprendizes e Companheiros tornam-se obrigatórias doravante e estarão diretamente ligadas aos aumentos de salário. Os Aprendizes deverão realizar no mínimo cinco visitas durante o seu período de aprendizado e os Companheiros três.
Quanto aos mestres, mesmo não havendo a obrigatoriedade, seria muito bom acompanharem os aprendizes e companheiros, principalmente porque na visitação às Lojas existe sempre um princípio de reciprocidade.
O secretário será responsável por controlar e informar o V.´.M.´.a situação de cada irmão.
·       É dever de todo obreiro da Loja, convidar outros maçons para as nossas cerimônias magnas.
·       Definiremos uma Instituição até o final de 2012 para destinar as nossas ajudas pecuniárias recolhidas durante o ano e por ocasião das festas Natalinas.
·       A liturgia será um dos pontos altos da nossa gestão e tudo faremos para segui-la exatamente conforme determinam os nossos rituais.
Será observado, sobretudo o traje adequado nas Cerimônias Magnas e nas Sessões Ordinárias será tolerado o balandrau acompanhado de calça escura e sapato.
·       Utilizaremos constantemente o sistema de delegar tarefas aos irmãos, para que haja a participação geral no desempenho das mesmas.
·       Fica instituído o quarto de hora na ordem do dia que serão aproximadamente quinze minutos, para que sejam colocados assuntos de real interesse da Loja. Os irmãos que desejarem usar este tempo, deverão agendá-lo previamente bem como declarar qual assunto será tratado.
·       Serão colocados para a Loja temas vagos, como: caridade, fraternidade, amor etc.. Desta forma, os aprendizes, companheiros e também os mestres poderão criar novas matérias para serem colocadas no Blog da nossa Loja.

A CELEBRAÇÃO DA VIDA

Autor: Ir.´. Paulo Antonio Muller Junior
C.´. M.´. da ARLS Verdadeiros Irmãos, 669



Recentemente, eu perdi um grande amigo.  Nós éramos amigos desde a infância, sempre estivemos juntos, e, Mauricio fez a passagem, considerando as nossas crenças espíritas, esse é o termo correto.
Voei de São Paulo até onde eles estavam celebrando a sua vida. Eu pensei comigo: que sábia e conveniente iniciativa. O comum é fazermos os funerais onde as pessoas ficam sentadas em volta do caixão sentindo-se mal por conta da perda. Nessa celebração de vida, nós nos sentimos bem sobre todas as coisas boas que o Mauricio tinha feito e como ele havia ajudado tantas pessoas. Mauricio era um médico sem fronteiras.
Tive a oportunidade de falar um pouco sobre ele e falei sobre a beleza de sua personalidade e como ela se mantinha viva em seus filhos. Nada morre de verdade, ainda segundo nossas crenças.
Fiquei pensando, longamente, sobre todo o estudo que tivemos na nossa religião e não importando qual religião seja. Nada disso importa na morte. Se você estuda ciências, sabe que nada é criado ou destruído, tudo é transformado. Pensemos sobre isso um momento. A alma, espírito, ou qualquer outro nome que queiramos dar, sai do nosso corpo e vai para uma nova fase em sua eternal jornada.
Algumas vezes me perguntaram: “Como você lida com o pesar quando perde alguém próximo?”
Sempre respondo que certa quantidade de dor e pesar é saudável, mas logo se tem que seguir em frente e celebrar a vida daquela pessoa. Entender que aquela pessoa foi-se apenas fisicamente, mas ela não se foi espiritualmente. Veja você, mesmo o corpo físico não morre. Se você olhar este corpo sob o microscópio, você o verá se transformar diante dos seus olhos. Se não, como ele se transformaria em pó, afinal?
Não existe essa coisa de morte. Nascimento e morte, como nós ocidentais conhecemos, são apenas transições. Nós nos mudamos para este corpo e, certamente, nos mudaremos para fora dele.
Perguntam-me, com tanta frequência, que resolvi transformar meus pensamentos e conceitos neste breve relato.  Se você perdeu alguém próximo, pare e reflita: Essa pessoa está na próxima fase de sua eterna jornada. Se ele ou ela pudesse falar com você, e provavelmente eles o querem, eles sem dúvida compartilhariam as palavras do poeta, que dizem: “Se você pudesse ver para onde eu fui você se perguntaria, por que ficou tão triste”.
Como você pode ver, estive pensando sobre a parte espiritual de nossa vida por algum tempo. Decidi fazê-lo para tentar com que eu pudesse entender um pouco melhor a mim mesmo e as minhas crenças. Talvez possamos dividir estas crenças com outros amigos que se sintam só pela perda de entes queridos. Reafirmando que eles podem ter ido fisicamente, mas eu posso assegurar que eles ainda estão por perto, em espírito.

AMOR, PAZ, TOLERÂNCIA E CARIDADE.


 Autor: Ir.´. Angel Zaccaro Conesa
M.´.M.´. da ARLS Verdadeiros Irmãos, 669

Tem uma passagem na historia de Israel que descreve o esforço de Zorobabel, filho de Salatiel, da estirpe real de Davi. Era seu objetivo a reconstrução do Templo de Salomão, destruído pelo exercito de Nabucodonosor II.
Após serem libertados, pois eram mantidos escravos há 70 anos, pelo rei Ciro II, sucessor de Nabucodonossor II, Zorobabel e mais sete mil judeus rumavam para Israel com o intuito de reconstruir o Templo e ao atravessarem uma ponte no Rio Tigre tiveram que  travar uma batalha com os Samaritanos, que queriam impedir a sua empreitada. Esta batalha é conhecida como a “Passagem da Ponte” e tem um valor simbólico, muito importante em nossos estudos maçônicos. Significa que quando há um propósito toda ação torna-se uma batalha para a conquista de uma ponte e deve ser travada com coragem e confiança na vitória, pois haverá sempre um  “inimigo” para tentar nos afastar de nossos propósitos. Tal ensinamento procura pois integrar a tradição israelita de eterna construtora e reconstrutora de um edifício que é destruído e reconstruído muitas vezes, até que atinja a sua forma perfeita ( tal como o caráter do homem e a sua sociedade) com a ideia de que, para atingir essa formulação é preciso que o homem aprenda a viver em verdadeira Fraternidade, buscando a verdadeira justiça....


Mesmo vencendo a “Passagem da Ponte”  Zorobabel continuou  lutando pelos seu objetivo, uma vez que  inconformados e movidos pela inveja, pois queriam ser os únicos a ter um Templo erguido em homenagem à Deus, os Samaritanos guerrilheiros e associados a outras nações vizinhas, lançavam-se repetidamente a ataques tentando obstruir o progresso alcançado por Zorobabel em sua perseverança de reerguer o Templo destruído.
Assim  também são os homens, que por sua incompetência de recomeçar, preferem atacar e destruir a moral daqueles que persistem em fazer de seu corpo a morada dos mais puros instintos e sentimentos aprimorados pelos estudos constante  na necessidade de construir e manter uma sociedade melhor. Os homens que corrigem e reconstroem as rachaduras criadas em seus muros e paredes, consertando-as e cicatrizando-as de dentro para fora, usando o cimento do amor para unir as discórdias, são deliberadamente atacados pelos invejosos . Resta-lhes fazer, como Zorababel, colocar de lado a espada e usar de sua sabedoria para, de forma diplomática, sem violência, manter a construção do seu Templo, mantendo a união entre os Irmãos.

Durante a construção, usando de cartas de propaganda contra a construção do Templo, a oposição de Zorobabel atormentava Dario, o Rei da Pérsia com o intuito de enfurecê-lo e obriga-lo parasse a restauração do Templo.
Zorobabel criou então uma comissão composta por três pessoas desconhecidas com quatro Cavaleiros do Oriente que negociaram com Dario a forma de enfrentar tais ataques. Depois de humilha-los Dario  libertou-os e decretou que se alguém interferisse nos trabalhos de  construção  seriam crucificados.  Zorobabel, afim de evitar injustiças  estabeleceu cinco Juízes para administrariam a aplicação da justiça.
Tira-se como lição desta passagem que para qualquer ação ou empreendimento a que nos atiramos é necessário o trabalho incessante e uma grande disposição de lutar pelos nossos objetivos, principalmente em defesa contra a oposição difamadora.
                          

Precisamos de coragem na busca de  entender o conflito entre o material e o espiritual, fazendo redescobertas que animavam nossos antigos Irmãos.
Nossos ancestrais viviam em cavernas ou florestas, lutando diariamente para manter a subsistência. Seus inimigos eram os animais selvagens e feroze, as forças da natureza e seus vizinhos hostis. Venciam ou eram aniquilados. Sobreviveram os indivíduos, características espirituais, que possuíam determinação para vencer.
Hoje, certamente não é diferente, porém não mais necessitamos reparar Jerusalém para adorar, nem oferecer sacrifícios e derramar sangue para propiciar a Divindade, o homem pode fazer dos bosques e montanhas suas Igrejas e adorar Deus com uma gratidão devota e com obras de caridade e beneficência a seus companheiros.
Já não esperamos mais reconstruir o Templo em Jerusalém. Para nós ele se tornou apenas um símbolo.
Para nós, o mundo inteiro é o Templo de Deus, tal como cada coração sincero.
Estabelecer em todo o mundo o Reino do Amor, Paz, Caridade e Tolerância. 
É construir este Templo, no qual a Maçonaria está ou deveria estar engajada!

Michelângelo,  vendo um pedaço de mármore exclamou : “ Mas tem dentro dele um anjo prisioneiro, e eu preciso libertá-lo!”

Bibliografia :
Albert Pike –             Moral e Dogma – Graus Capitulares
Henry C. Clausen –  Comentários sobre Moral e Dogma -
João Natalino -         Conhecendo a Arte Real – Ed. Martins Fontes