O TEMPLO MAÇÔNICO

O TEMPLO MAÇÔNICO

POMPAS FÚNEBRES


 Irmão Jorge Aparecido Cardoso





A nossa Loja, na noite de 16 de Maio de 2012, quarta feira, sob a condução do Venerável Mestre Angel Conesa, procedeu um trabalho ritualístico de muita reflexão e espiritualidade: uma Sessão de Pompas Fúnebres.
Foram as Pompas fúnebres em homenagem ao nosso Obreiro JORGE APARECIDO CARDOSO, que se transferiu para o Oriente Eterno em 23 de Março, deste ano.
A cerimônia contou com quase todos os irmãos do quadro, familiares do Irmão Cardoso e com visitantes das Lojas Pentalpha Paulista – 208, Leais Paulistanos, Equilíbrio e Justiça - 2474, Arautos da Natureza – 695 , Adolpho Marcheson e Liberdade e Luz – 675.
Cerimonial de Pompas Fúnebres, na Maçonaria, é a prática de homenagear a memória de um Irmão falecido. Todas as solenidades Maçônicas obedecem a um ritual e nele são emitidos conceitos diversos sobre significados morais e espirituais. No caso do sepultamento, o ritual relembra o principio da vida após a morte - parte da crença exigida a todo o Maçom. Esse valor, e tão somente esse, é relembrado no cerimonial - realizado ora no cemitério ora - "a posteriori", em sessão especifica, em Loja à qual o finado pertenceu, como no presente caso do Irmão JORGE APARECIDO CARDOSO. Não se trata de cerimonial religioso, embora alguns o associem ao cerimonial "post-mortem" celebrado nas igrejas católicas. Os Maçons não consideram oficialmente as "Pompas Fúnebres" como um ato religioso, mas humanístico e fraterno - representando, simbolicamente, a ruptura da grande "corrente fraternal", pela perda de um dos seus elos.